o que são utility tokens, tokens, tokenização, tokens de utilidade

Utility Tokens: tudo o que você precisava saber sobre eles!

calendar_month 31/08/2021

Se você busca tokenizar seus ativos ou investir em tokens já existentes, deve saber que existem diversos tipos de tokens disponíveis, cada um com as suas especificações e funcionamento. E hoje iremos falar de um dos tipos: os Utility Tokens.

Boa leitura!

O que são e como funcionam os Utility Tokens?

Caso você não saiba ainda, os Utility Tokens são um dos tipos de tokens que mais despertam interesse atualmente. E, como o próprio nome diz, esses tokens são aqueles que possuem alguma utilidade, sendo usados para aplicações específicas.

Essas aplicações podem ser, por exemplo, acesso antecipado a algum serviço ou produto (seja ele físico ou digital), por exemplo. Os tokens de utilidade, como também são conhecidos, podem funcionar como:

  • cupons de pré-venda;
  • direito de acesso a uma rede ou serviço;
  • benefícios para colaboradores;
  • direito de voto;
  • programas de fidelidade.

Uma diferença importante desse tipo de token em relação ao Coin Token é que, normalmente, ele possui uma quantidade pré-determinada disponível. Desta forma, ele acaba sendo valorizado ao longo do tempo devido ao crescimento da demanda, por conta da escassez.

Quem possui Utility Tokens sabe que ele costuma gerar bons lucros!

Quais são as regras de emissão dos Utility Tokens?

Por possuir uma natureza descentralizada, é impossível censurar ou impedir que os Utility Tokens sejam criados. Desta forma, cada token será emitido de acordo com a vontade do emissor.

A Blockchain e os Smart Contracts têm um papel fundamental na emissão dos tokens de utilidade, pois facilitam o processo, não sendo necessário um grande investimento ou algum conhecimento prévio de programação para emitir os tokens.

Assim, quem define a quantidade máxima de Utility Tokens em circulação é o próprio emissor. Além disso, é ele quem define os limites nas transações e até mesmo se existirá um pagamento para que as pessoas adquiram os tokens.

Qual o valor de mercado desse tipo de token?

Como dissemos anteriormente, por possuir uma quantidade pré-estabelecida emitida, caso haja a escassez dos tokens de utilidade no mercado, é provável que ocorra a valorização.

Existem diversas variáveis que podem afetar o valor dos Utility Tokens no mercado e, normalmente, ficam a cargo da própria comunidade de usuários, podendo até mesmo envolver valor emocional ou motivacional, por exemplo.

A valorização dos Utility Tokens ocorre de acordo com o crescimento do ecossistema. Nada impede que a própria comunidade crie incentivos, ou ofereça produtos e serviços em troca dos tokens já existentes.

Entretanto, quem determina o valor de compras e vendas dos tokens e seus preços negociados é o livre mercado. As exchanges são apenas uma forma de intermediação entre os vendedores e os compradores interessados em realizar negócios.

Hoje, falamos mais sobre o Utility Tokens. Esperamos que tenha entendido mais sobre esses tokens de utilidade!

As vantagens da tokenização são inúmeras e podem ser aproveitadas para as mais diversas finalidades e por vários segmentos distintos.

Quer acompanhar o desenvolvimento do universo da tokenização no Brasil? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.