token de renda fixa, tokens de antecipação de recebíveis, tokens de recebíveis, investimento, por que investir

Tokens de recebíveis: saiba as vantagens deles sobre outros produtos de renda fixa!

calendar_month 14/10/2022

Quando pensamos em investimentos e criptoativos, logo surge na cabeça de diversas pessoas a ideia de altos riscos, volatilidade e outras coisas que apenas quem possui o perfil de investidor arrojado (ou agressivo) estaria disposto a arriscar. Mas não é exatamente assim. Sabia que existem oportunidades de renda fixa no universo cripto, como os tokens de recebíveis?

Você precisa conhecer esse novo universo caso esteja mais acostumado a tipos mais seguros de investimentos!

O que é a renda fixa?

A renda fixa é aquele tipo de investimento que é previsível, seja ele pré-fixado (quando você já sabe o que vai ganhar ao investir) e o pós-fixado (em que você não saberá quais serão seus ganhos, mas existirá um conjunto de regras e critérios, como os indicadores de inflação ou juros, por exemplo, que irão te dar uma previsibilidade de ganhos).

Esse tipo de investimento é considerado mais “seguro”, uma vez que, por ser previsível, não expõe o investidor a grandes riscos (o que não significa que eles não existam. Sempre gosto de frisar que qualquer tipo de investimento está sujeito a riscos).

Se usarmos como base a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, elevada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central em agosto de 2022, os rendimentos brutos de alguns dos principais tipos de investimentos ficam da seguinte forma:

  • Poupança nova: 6,17% rendimento bruto / 6,17% rendimento líquido / 6% inflação / 0,16% rendimento real;
  • Poupança antiga: 6,17% rendimento bruto / 6,17% rendimento líquido / 6% inflação / 0,16% rendimento real;
  • Tesouro Selic: 13,65% rendimento bruto / 10,92% rendimento líquido / 6% inflação / 4,64% rendimento real;
  • CDB banco médio: 15,7% rendimento bruto / 12,56% rendimento líquido / 6% inflação / 6,19% rendimento real;
  • CDB banco grande: 10,24% rendimento bruto / 8,19% rendimento líquido / 6% inflação / 2,07% rendimento real.

Mas você sabia que os tokens de antecipação de recebíveis (um dos tipos de tokens disponíveis no mercado) podem se enquadrar como investimentos de renda fixa?

A antecipação de recebíveis é um recurso utilizado frequentemente pelas mais diferentes empresas e tipos de negócios, como, por exemplo, os recebíveis imobiliários. Essa prática propicia liquidez imediata e, em contrapartida, aqueles que providenciaram o capital contam com um retorno advindo de uma porcentagem calculada em cima do investimento, geralmente, pré-acordada.

O token de antecipação de recebíveis é muito similar ao empréstimo formal. Você garante certo valor para o emissor do token, determinado a partir do mínimo requerido pelo projeto.

Depois disso, dentro de um período também pré-estabelecido, você tem o direito de receber o seu dinheiro de volta com o adicional dos juros ou de deságios que foram estabelecidos no processo de emissão do token.

Por que escolher os tokens de recebíveis como opção de renda fixa?

A tokenização permite que você faça bons investimentos sem a necessidade de muitos intermediários no meio do caminho e que você tenha os seus rendimentos de forma mais rápida que os investimentos tradicionais de renda fixa.

Tomando como exemplo o SB Token 39 na Liqi: o rendimento é de 1,3% ao mês e você receberia em 1x até 17/11/2022!

Quando falamos de intermediários no meio do caminho, pense que existem dois principais agentes, que são o dono do dinheiro e o dono do ativo, que deveriam ser os mais importantes.

Mas, para que esses agentes se conectem através dos produtos de renda fixa, ainda existe, hoje em dia, uma série de pessoas, instituições e uma estrutura muito pesada por trás, seja ela regulatória ou com menos tecnologia e mais processos manuais.

Isso acaba gerando mais custos no fim do dia, uma vez que todos os envolvidos no meio do caminho entre o dono do ativo e investidor acabam cobrando pelos seus serviços, o que chamamos de spread. Assim, o produto acaba ficando mais caro, trazendo menos retorno ao investidor e custando mais para o dono do ativo acessar o capital investido.

A ideia da tokenização é reduzir o número de intermediários na cadeia que não tenham um verdadeiro valor, os substituindo por eficiência de tecnologia. Com isso, sobra mais dinheiro para ser repassado ao investidor, além de uma taxa melhor para o dono do ativo.

Acreditamos que a diversificação da sua carteira de investimentos é essencial para evitar grandes perdas e maximizar seus lucros, de acordo com o seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos

Além disso, graças aos tokens, mais pessoas podem ter acesso ao mercado cripto sem precisar movimentar grandes quantias de dinheiro. É o que chamamos de democratização dos investimentos!

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.