Como a Blockchain vai mudar o ecossistema financeiro Edilson Osório – Talkenização #051

Como a Blockchain vai mudar o ecossistema financeiro? – Talkenização #051

calendar_month 22/11/2022

A tecnologia Blockchain com certeza é uma das principais revoluções do mercado nos últimos anos e segue transformando o ecossistema financeiro a cada dia que passa.

Edilson Osório volta ao Talkenização para conversar com Flávia Jabur sobre as transformações do mercado a partir da Blockchain, não apenas para as transações, mas em diversas frentes.

O que é Blockchain? 

De forma bem simples, podemos entender a essência da Blockchain como um software que roda em servidores descentralizados ao redor do globo, que possuem todas as informações das transações registradas e permitem o acesso em qualquer lugar do mundo

A Blockchain surgiu junto ao Bitcoin, no ano de 2008, quando Satoshi Nakamoto criou a criptomoeda. Isso porque foi a partir dela que a tecnologia Blockchain foi executada pela primeira vez, permitindo que a moeda fosse transacionada. Inicialmente chamada de Chain of Blocks, o termo foi sendo adaptado ao longo dos anos.

Essa cadeia de blocos (traduzindo o termo para o português) se chama assim justamente porque consiste em vários blocos que formam uma cadeia imutável, cada um deles contendo informações das transações. De tempos em tempos, novos blocos são criados e se juntam à ela.

Dependendo da Blockchain, as informações contidas nos blocos podem variar, como, por exemplo, informações, transações, dados e muito mais!

Qual a importância da descentralização?

Um fato importante sobre a Blockchain é que ela é totalmente descentralizada. Isso significa que não existe um servidor central de armazenamento de dados, mas, sim, vários servidores que se conectam entre si. Esses servidores estão espalhados por todo o mundo e utilizam da computação em nuvem (cloud computing) para processar, reunir e armazenar todos os blocos de informações.

A descentralização do sistema garante uma proteção a mais para todas as informações contidas ali dentro, dificultando as invasões aos dados, e garante a segurança de todo o processo de transação, seja de valores, bens, serviços ou dados confidenciais.

Como a Blockchain vai mudar o mundo?

A tecnologia Blockchain abrange muito mais que apenas o mercado financeiro. É graças a ela que vemos a tokenização ganhando mais espaço em diversas áreas, desde o setor imobiliário até os tokens de mecanismo de solidariedade da FIFA, os NFTs e muito mais.

É importante estudar e se educar sobre o caminho para o qual estamos seguindo, para não perder tempo e aproveitar as oportunidades. A hora é agora, grandes empresas já estão de olho no que o futuro reserva e você não vai querer ficar de fora dessa.

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

Outros artigos

Como a blockchain pode beneficiar o mercado de crédito? | Victor Yen

Victor Yen explora como a tecnologia blockchain está revolucionando o mercado de capitais, trazendo mais transparência e segurança para...

21/06/2024

Saiba mais
Ineficiências do Mercado de Capitais no Brasil, O que é Simetria e Assimetria no mercado financeiro, Quais são os principais prestadores de serviço envolvidos nos investimentos em crédito e como atuam, Como as ineficiências impactam os investidores individuais e os gestores de investimento, Quais são as principais armadilhas que os investidores devem evitar ao investir em crédito, Como a tecnologia blockchain e de tokenização pode reduzir as ineficiências no mercado de capitais

As principais ineficiências do Mercado de Capitais para os investidores

No universo dos investimentos, a análise criteriosa e a compreensão das ineficiências do mercado de capitais são fundamentais para tomar...

19/06/2024

Saiba mais
Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.