Como é feita a aprovação de um token na Liqi com Cláudia Novo Antunes head de novos negócios da Liqi - Talkenização o podcast da Liqi

Como é feita a aprovação de um token na Liqi? – Talkenização #049

calendar_month 01/11/2022

A tokenização é uma verdadeira revolução no mercado financeiro. Isso porque, graças à tecnologia Blockchain e às possibilidades existentes, praticamente qualquer ativo pode ter seu token, mas existe todo um processo para que ele seja aprovado.

Flávia Jabur conversa com Cláudia Novo, Head de Novos Negócios na Liqi, sobre o que são os tokens, o que é necessário para tokenizar e o passo a passo de como funciona a aprovação dos tokens da Liqi!

O que é um token de ativo?

Antes de falar sobre o que é a tokenização, precisamos entender o que são os tokens, principalmente por serem algo relativamente novo e que o mercado ainda está começando a entender mais sobre.

Basicamente, tokens são a representação digital de uma fração de ativo físico ou instrumento financeiro na Blockchain. Mas, além disso, um token também representa uma interface na Blockchain, programada com todas as regras de um contrato financeiro, conhecido como Smart Contract, ou contrato inteligente.

Como funciona o processo de tokenização?

O primeiro passo para tokenizar um ativo é avaliar se faz sentido, do ponto de vista mercadológico, tokenizá-lo. Em seguida, é necessário realizar a estruturação jurídica, uma vez que o token, mesmo sendo uma representação digital, precisa ter valor jurídico para quem investe nele. Isso acontece a partir dos Smart Contracts.

A etapa seguinte é a emissão do token, em que é escolhida qual a Blockchain que faz mais sentido para a operação. É aqui que o token “nasce”. Daí surgem diversos desafios, como a forma de distribuição desse token, como ele será liquidado e muito mais.

Como é feita a aprovação de um token na Liqi?

É preciso entender que existem diversos tipos de tokens e cada um deles tem seus processos de aprovação únicos, mas é possível criar maneiras para escalar os processos e acelerar a aprovação.

Quando se trata do emissor do token, é fundamental a análise do time de compliance sobre o nível de confiabilidade dele. No caso da Liqi, apenas fechamos negócio com emissores confiáveis e que estão alinhados com a gente, além de deixarmos claras todas as informações necessárias na página da oferta de um token.

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

 

Outros artigos

O que é Liqi Tokens; O que faz sentido tokenizar; Quais as oportunidades dos TIDCs; Quais são as vantagens de tokenizar; Quem pode tokenizar e para quais empresas faz sentido; Como funciona o passo a passo da tokenização; Qual o futuro da tokenização

Liqi Tokens: quem pode tokenizar, o que pode ser tokenizado e como funciona?

O produto Liqi Tokens permite a tokenização de ativos e produtos financeiros e abre novas oportunidades de captação e antecipação para...

28/02/2024

Saiba mais

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.