Como é feita a aprovação de um token na Liqi com Cláudia Novo Antunes head de novos negócios da Liqi - Talkenização o podcast da Liqi

Como é feita a aprovação de um token na Liqi? – Talkenização #049

calendar_month 01/11/2022

A tokenização é uma verdadeira revolução no mercado financeiro. Isso porque, graças à tecnologia Blockchain e às possibilidades existentes, praticamente qualquer ativo pode ter seu token, mas existe todo um processo para que ele seja aprovado.

Flávia Jabur conversa com Cláudia Novo, Head de Novos Negócios na Liqi, sobre o que são os tokens, o que é necessário para tokenizar e o passo a passo de como funciona a aprovação dos tokens da Liqi!

O que é um token de ativo?

Antes de falar sobre o que é a tokenização, precisamos entender o que são os tokens, principalmente por serem algo relativamente novo e que o mercado ainda está começando a entender mais sobre.

Basicamente, tokens são a representação digital de uma fração de ativo físico ou instrumento financeiro na Blockchain. Mas, além disso, um token também representa uma interface na Blockchain, programada com todas as regras de um contrato financeiro, conhecido como Smart Contract, ou contrato inteligente.

Como funciona o processo de tokenização?

O primeiro passo para tokenizar um ativo é avaliar se faz sentido, do ponto de vista mercadológico, tokenizá-lo. Em seguida, é necessário realizar a estruturação jurídica, uma vez que o token, mesmo sendo uma representação digital, precisa ter valor jurídico para quem investe nele. Isso acontece a partir dos Smart Contracts.

A etapa seguinte é a emissão do token, em que é escolhida qual a Blockchain que faz mais sentido para a operação. É aqui que o token “nasce”. Daí surgem diversos desafios, como a forma de distribuição desse token, como ele será liquidado e muito mais.

Como é feita a aprovação de um token na Liqi?

É preciso entender que existem diversos tipos de tokens e cada um deles tem seus processos de aprovação únicos, mas é possível criar maneiras para escalar os processos e acelerar a aprovação.

Quando se trata do emissor do token, é fundamental a análise do time de compliance sobre o nível de confiabilidade dele. No caso da Liqi, apenas fechamos negócio com emissores confiáveis e que estão alinhados com a gente, além de deixarmos claras todas as informações necessárias na página da oferta de um token.

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

 

Outros artigos

Bárbara Elis (Consultora Sênior de Supply Chain) apresenta como a tecnologia blockchain pode revolucionar a rastreabilidade, a transparência e a eficiência nas cadeias de suprimentos. Ela explica de que forma contratos inteligentes, registros imutáveis e integrações tecnológicas contribuem para resolver problemas críticos de logística, compliance e sustentabilidade, transformando informações em ativos estratégicos para empresas.

Blockchain e supply chain: rastreabilidade, inovação e eficiência | com Bárbara Elis

Quando falamos em cadeia de suprimentos, estamos nos referindo a um conjunto de empresas interligadas, responsáveis por levar um produto desde a...

20/08/2025

Saiba mais

Edição 100 do CortesTalkenização: os caminhos da tokenização no mercado financeiro | Daniel Coquieri

Chegar à edição 100 do Cortes do Talkenização é motivo de celebração.  Foram dezenas de conversas que ajudaram a descomplicar conceitos,...

19/08/2025

Saiba mais

Reconciliação de gravames: segurança e confiança para captação e investimentos

Antes de uma empresa emitir títulos, buscar crédito estruturado ou apresentar garantias para captar recursos, há um cuidado técnico essencial que...

12/08/2025

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.