cripto podcast talkenização mercado cripto

Talkenização #047: Play4Change: levando cripto para a comunidade!

calendar_month 18/10/2022

Quando falamos sobre o fato de que os criptoativos quebram barreiras globais e revolucionam o mercado, é preciso pensar além do mercado financeiro. Cripto pode representar oportunidades de mudança de vida para diversas pessoas que não teriam chances iguais em cenários mais tradicionais e retrógrados.

Flávia Jabur conversa com Victor Caribé, cofundador do Play4Change sobre o projeto dessa DAO (Decentralized Autonomous Organizatios ou Organização Autônoma Descentralizada), que busca gerar inclusão social, digital e financeira em comunidades menos representadas através da Web3 e criptoativos.

O que é uma DAO?

Ele é a sigla para decentralized autonomous organizations (ou, traduzindo, organizações autônomas descentralizadas). Podemos dizer que é a mais nova forma de organização que vem mexendo com as estruturas do mundo cripto.

Por serem descentralizadas, essas organizações não possuem qualquer tipo de sede principal, substituindo formatos tradicionais de hierarquias, com o controle sendo dividido por holders de criptomoedas, e sendo desenvolvidas através de regras automaticamente executadas em uma Blockchain.

O conceito das DAOs foi desenvolvido por Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, em 2013, sendo chamadas inicialmente de corporações autônomas descentralizadas (decentralized autonomous corporations ou DACs).

Como cripto pode mudar a vida das pessoas em comunidades?

Graças à tecnologia Blockchain e a criptoativos, como o caso dos NFTs, mais pessoas podem ter acesso a um mundo de oportunidades sem qualquer tipo de barreiras. Imagine, por exemplo, uma pessoa no Japão adquirir um NFT feito por um artista de uma comunidade no Brasil, que não teria como divulgar suas artes de outra forma? 

O objetivo da Play4Change é gerar oportunidades de renda e educação em comunidades vulneráveis através da Web3, oferecendo jogos NFT para criar oportunidades de geração de renda e incentivar o aprendizado em comunidades carentes, educação gratuita para aprimorar as pessoas da DAO, além da criação, cunhagem e venda de NFT para artistas de favelas para que possam alcançar pessoas globalmente.

Por ser uma DAO, todas as pessoas que fazem parte da organização podem ter voz para trazer o que é necessário para o projeto funcionar e quais as deficiências que acabam aparecendo no caminho para o sucesso.

É a essência da Web3 ter esse senso de construção em comunidade e de não julgar as pessoas pela cor da pele, condições financeiras ou outras características, mas, sim, pelas suas habilidades!

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

 

Outros artigos

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.