podcast, talkenização, jogos play-to-earn, games, jogos

Talkenização #042: Jogos play-to-earn ainda valem a pena?

calendar_month 13/09/2022

O ano de 2021 foi marcado pela explosão dos jogos play-to-earn. Muitas empresas surfaram neste hype, tentando abocanhar essa fatia do mercado de games.

Mas e agora? Qual o cenário atual? Esse tipo de jogo ainda vale a pena? Flávia Jabur conversa com Heloisa Passos sobre qual o cenário atual dos jogos play-to-earn após eles alcançarem uma popularidade altíssima em 2021.

O que são os jogos play-to-earn?

Eles podem ser considerados a “terceira fase” na evolução dos jogos, em que temos, primeiramente, os jogos pay to play, que é necessário comprar a mídia física ou digital para jogar. Em seguida, temos os jogos free to play, que não cobram nada pela jogatina, mas você pode, através de micro transações, adquirir itens, roupas e até mesmo expandir a experiência. Após essas duas modalidades, chegamos aos jogos play-to-earn.

Como o próprio nome diz, os jogos play-to-earn são aqueles que você ganha recompensas ao jogar, utilizando a Blockchain. Podemos dizer que essa modalidade seria uma “mineração divertida”, uma vez que você recebe tokens em troca de algumas horas de gameplay, que podem ser negociados entre os jogadores.

Como as empresas monetizam nesse mercado?

Então você deve estar pensando: como a desenvolvedora desses tipos de jogos tem lucros, uma vez que ela está “dando dinheiro” para os jogadores?

A resposta é bem simples: não é a empresa desenvolvedora que está “dando” esse dinheiro para os jogadores. O que ela oferece a eles é a possibilidade de minerar tokens, como os próprios jogadores fossem validadores da rede.

A empresa ganha com as vendas dos primeiros assets, pode ganhar medalhões premium (uma modalidade que permite ao jogador jogar como membro premium, dropando itens NFTs durante um certo período de tempo), além, é claro, das taxas pelas transações realizadas, onde elas lucram mais.

Afinal de contas, os jogos play-to-earn ainda valem a pena?

Como Heloisa diz durante o episódio, enquanto nos anos anteriores, o mercado dos jogos explodiu, no ano de 2022, vemos os jogos play-to-earn se consolidando e mostrando quais são as principais necessidades atuais pós hype: investimento em segurança e em boas infraestruturas.

Como consequência, vemos grandes empresas adotando a Blockchain e até com intenções de criar as suas próprias, como é o caso da Riot. Além disso, temos as empresas tradicionais do mercado, como a Microsoft, com o XBOX, de olho no metaverso e nos jogos play-to-earn.

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

Outros artigos

Tendências da securitização com o uso da tokenização e da blockchain | Gabriel Lopes

Gabriel Lopes (Head de Originação e Distribuição da VERT Capital) explora a evolução do mercado de capitais no Brasil, destacando o papel...

19/07/2024

Saiba mais

FIDC e TIDC: diferenças de estrutura, custos e funcionamento | Alexandre Freitas

Alexandre Freitas explora os detalhes do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), como ele é regulamentado pela Comissão de Valores...

05/07/2024

Saiba mais
O que é alavancagem financeira; O que é alavancagem financeira para empresas; Benefícios e riscos da alavancagem financeira para empresas; O que é alavancagem financeira para investidores; Benefícios e riscos da alavancagem financeira para investidores; O que é Grau de Alavancagem (GAF); Empresas alavancadas; Investidores alavancados

O que é Alavancagem Financeira para empresas e para investimentos

A alavancagem financeira é um conceito fundamental tanto para empresas quanto para investidores, oferecendo a possibilidade de ampliar ganhos...

02/07/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.