p2p, peer to peer, peer 2 peer, podcast, talkenização, mercado cripto, criptomoedas, exchanges

Talkenização #036: O que é P2P (peer to peer) e como funciona?

calendar_month 02/08/2022

Quando se trata de negociar criptoativos, existem diversas opções disponíveis para você escolher aquela que mais faz sentido para o momento. Uma das figuras às quais você pode optar é a do P2P (ou peer to peer).

Flávia Jabur conversa com Luiz Fernando Domingues, especialista P2P no mercado cripto, sobre qual o papel dessas pessoas e como elas podem servir como uma ótima alternativa para você comprar as suas criptos!

O que é um P2P?

O conceito inicial das criptomoedas é exatamente que uma pessoa possa comprá-las de outra diretamente, sem a necessidade de instituições financeiras, governos e outros no meio do caminho, peer to peer (P2P),  trazendo a democratização do dinheiro.

Por conta da insegurança das pessoas em negociar diretamente, surgiram as exchanges (ou corretoras), que seriam responsáveis por cuidar da segurança e da ponte entre quem comprava e quem vendia criptomoedas.

Entretanto, hoje em dia existem pessoas especializadas em realizar essas negociações e que não fazem parte de exchanges necessariamente, os famosos P2P (ou peer to peer). São uma opção para quem não quer negociar com as corretoras e busca outras alternativas.

Quais as vantagens de escolher um P2P para negociar suas criptomoedas?

Quando você escolhe um P2P para negociar as suas criptos, acaba tendo um contato mais direto com uma pessoa que entende do mercado e pode explicar mais a fundo como tudo funciona, as melhores escolhas e sem a necessidade de fechar negócio no fim. Seria um tipo de “atendimento VIP” e o P2P seria o “gerente” da sua carteira, mesmo ela ainda pertencendo a você.

Entre as formas de encontrar P2Ps, você pode ir em busca através de indicações de conhecidos, explorando comunidades cripto e seguindo e acompanhando influenciadores que falam sobre o assunto, por exemplo.

Por isso é essencial ter uma comunidade fortalecida no mercado cripto para que ela se expanda cada vez mais, fure a bolha e as pessoas entendam que cripto, mesmo ainda sendo um “jovem”, já tem muito a oferecer e um futuro cada vez mais incrível.

É importante, também, realizar o “trabalho de formiguinha” e ensinar para cada vez mais pessoas a importância, a proposta e as movimentações do mercado cripto para que não seja impactado em momentos de queda e para saber como fazer seu dinheiro render e você ter um ótimo planejamento financeiro a longo prazo.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

O que é Liqi Tokens; O que faz sentido tokenizar; Quais as oportunidades dos TIDCs; Quais são as vantagens de tokenizar; Quem pode tokenizar e para quais empresas faz sentido; Como funciona o passo a passo da tokenização; Qual o futuro da tokenização

Liqi Tokens: quem pode tokenizar, o que pode ser tokenizado e como funciona?

O produto Liqi Tokens permite a tokenização de ativos e produtos financeiros e abre novas oportunidades de captação e antecipação para...

28/02/2024

Saiba mais

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.