mercado cripto, investimentos a longo prazo, hold, longo prazo, criptoativos, criptomoedas, bitcoin, btc

Talkenização #027: Porque comprar cripto para o longo prazo?

calendar_month 31/05/2022

Quando vemos o mercado cripto agitado e em crise, é bastante comum deixar se levar pela emoção, principalmente ao pensarmos em Bitcoins. Mas, se você possui uma boa estratégia e pensa sempre no longo prazo, pode passar por esses momentos com mais tranquilidade.

Flávia Jabur conversa com Huberto Leal, criador do projeto Hold BTC 100, sobre a importância de investir em longo prazo e pensar nas melhores estratégias e constâncias para se manter no caminho!

Por que investir em cripto a longo prazo?

Após o BTC atingir sua alta histórica no fim de 2021, estamos presenciando um momento de grande queda e indefinição no mercado cripto durante a primeira metade de 2022. Assim, diversas pessoas começam a “entrar em pânico”, sem saber se compram, se vendem, se não mexem em seus criptoativos… E, se você é um desses, primeiramente: tenha calma e respire fundo antes de tomar qualquer tipo de decisão no calor da emoção.

No mundo dos investimentos, temos o que chamam de perfil de investidor, que varia de acordo com os riscos que você está disposto a tomar. Pelo Bitcoin e outras criptomoedas ainda serem bastante voláteis, diversas pessoas têm receio de investir neles.

Mas, se você adotar uma estratégia a longo prazo e focar no holding, dificilmente será afetado por crises pontuais. Claro, se souber analisar o mercado e as suas movimentações e manter o controle emocional.

Estudar constantemente o mercado cripto e os tipos de investimentos e estratégias é fundamental para se manter atualizado. Se você mergulhar de cabeça no mercado cripto sem entender nada, apenas pelo hype e pela vontade de fazer dinheiro rápido, estará cometendo um dos maiores erros da sua vida como investidor.

Como investir a longo prazo?

Caso esteja começando, você pode, por exemplo, comprar Bitcoins aos poucos, ao longo das semanas e meses, de acordo com a sua estratégia. Não precisa pegar todo o seu capital disponível e investir tudo de uma vez. E, ao estabelecer essa constância, se manter fiel ao que traçou será essencial.

Assim, você terá mais paz e não deixará se afetar pelas altas e baixas que o mercado cripto passa. É só olhar no gráfico do Bitcoin ao longo dos anos. Como ele é uma criptomoeda que tem fundamentos fortes, dá pra entender como funciona. 

É importante ressaltar que o dinheiro que você investirá em cripto não será retirado das despesas essenciais da sua vida, como aluguel, alimentação e outros e, sim, daquele cafezinho, do pãozinho de queijo ou de outros gastos que podem ser evitados.

Como Flávia fala no podcast: quando a gente entende o que está fazendo, investimos melhor!

O importante é: se você quer investir no mercado cripto, dê os primeiros passos agora, nem que sejam de formiga, apenas para entender como funciona. Não olhe para trás no futuro e se arrependa de não ter feito parte da revolução.

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

Outros artigos

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.