fidc, fidcs, investimentos, tokens, tokenização

Talkenização #012: O futuro dos FIDCs com a tokenização

calendar_month 25/01/2022

A tokenização segue transformando o mercado financeiro dia após dia e é preciso que modelos tradicionais se adaptem para caberem nessa nova realidade. É o caso dos FIDCs.

No episódio de hoje do Talkenização, nosso CEO, Daniel Coquieri, recebe Alexandre Freitas, CEO da Oliveira Trust, para um bate-papo sobre o futuro dos FIDCs com a tokenização!

O que são FIDCs?

Os FIDCs são Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios. Eles representam fundos de crédito detidos por uma ou várias empresas. Ao serem adquiridos, esses fundos passam a ser credores da empresa, exercendo todos os direitos que lhe competem, como, por exemplo, acompanhar garantias, exigir pagamentos e taxas de juros dos títulos, etc.

Sendo assim, os FIDCs nada mais são que fundos, como os outros existentes no mercado tradicional, mas cuja política de investimento está restrita a direitos de créditos

Esses fundos de investimento em direitos creditórios nasceram bastante engessados, mesmo tendo sido criados para permitir que empresas de capital fechado ou que tivessem uma qualidade de crédito ruim ou até mesmo que fossem pequenas e não conseguissem acessar o mercado.

Qual o futuro desses fundos com relação à tokenização?

É claro que não tem como prever o que vai acontecer no futuro, mas é possível observar tendências e movimentações do mercado. No caso dos FIDCs, a tokenização não chega para “matar” nem diminuir as operações com esses fundos.

O investidor precisa estar sempre atento às movimentações e transformações do mercado, além de conhecer como ele opera. Diversificar sua carteira de investimentos é uma ótima forma de garantir lucros e mitigar possíveis prejuízos.

O token, hoje em dia, se torna um instrumento fantástico para captações rápidas e, em especial, de ativos que não possuem lastro em valores mobiliários e não são regulados pela CVM, principalmente pelo fato de reduzir os intermediários entre o dono do ativo e o investidor.

É importante ressaltar aqui que cada token está sujeito às regulamentações dos ativos que representam. 

Dessa maneira, os tokens podem atrair vendedores de ativos que não conseguiam acessar outras vias, como os FIDCs, por conta de grandes valores necessários para adquirir esses fundos. Ao mesmo tempo, pelos tokens permitirem investimentos com baixos valores, atrai, também, novos investidores para o mercado.

“O token é o investimento sem fronteiras, sem fator territorial e temporal”, ressalta Freitas no final do episódio, destacando que, pelo mercado ser 24×7 (funcionando 24 horas, 7 dias na semana) e permitindo que pessoas do mundo todo possam operar no mercado, independente do tempo e espaço.

O mercado está se transformando e sendo disruptado pelas novas maneiras de realizar investimentos e negócios, caminhando cada vez mais ao lado da modernidade. A evolução é natural e aqueles que seguirem se adaptando às novas oportunidades sairão na frente.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

 

Outros artigos

Como a blockchain pode beneficiar o mercado de crédito? | Victor Yen

Victor Yen explora como a tecnologia blockchain está revolucionando o mercado de capitais, trazendo mais transparência e segurança para...

21/06/2024

Saiba mais
Ineficiências do Mercado de Capitais no Brasil, O que é Simetria e Assimetria no mercado financeiro, Quais são os principais prestadores de serviço envolvidos nos investimentos em crédito e como atuam, Como as ineficiências impactam os investidores individuais e os gestores de investimento, Quais são as principais armadilhas que os investidores devem evitar ao investir em crédito, Como a tecnologia blockchain e de tokenização pode reduzir as ineficiências no mercado de capitais

As principais ineficiências do Mercado de Capitais para os investidores

No universo dos investimentos, a análise criteriosa e a compreensão das ineficiências do mercado de capitais são fundamentais para tomar...

19/06/2024

Saiba mais
Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.