tokens de recebíveis, antecipação de recebíveis, recebiveis de cartão de crédito, tokenização

Talkenização #011: O novo mercado de recebíveis de cartão de crédito tokenizados

calendar_month 18/01/2022

Os tokens de recebíveis são uma novidade bem recente no mercado cripto e uma grande aposta quando pensamos em criptoativos e investimentos de renda fixa.

No episódio de hoje do podcast, o nosso CEO, Daniel Coquieri, se junta ao diretor executivo da PagCartão, Flávio Altimari, para falarem mais sobre como funciona o novo mercado de recebíveis de cartão de crédito tokenizados e as vantagens que esses tokens representam!

O que são os recebíveis de cartão de crédito?

Para início de conversa, é importante destacar que os recebíveis de cartão de crédito só existem aqui no Brasil e essa mecânica surgiu lá atrás, relacionada à inflação e à maneira de como os cartões de crédito funcionavam.

Vamos supor que você realize uma compra com o seu cartão de crédito. A loja que te vendeu o produto ou serviço só recebe o valor após 30 dias ou de acordo com o parcelamento (se você parcelou em 4 vezes, ela receberá o valor das parcelas ao longo desses 4 meses).

Esses valores são os recebíveis de cartão de crédito. Basicamente, é uma forma de avisar a loja que a compra foi feita e que ela terá o direito de receber o valor integral ou parcelado, mas não terá o dinheiro na hora.

Antes da mudança feita pelo Banco Central, em 2019, os detentores dos recebíveis de cartão de crédito eram as maquininhas e só elas poderiam antecipar os valores. Era um instrumento bastante utilizado pelos bancos, com cada um possuindo a sua, algo que travava o mercado e atrapalhava o acesso às vendas e aos recebíveis.

Com isso, o Banco Central criou a figura das registradoras, que seriam empresas responsáveis por receberem todas as transações realizadas via cartão de crédito. Ou seja, todas as vendas que você realiza geram um registro para a registradora, tirando das mãos dos bancos ou da adquirente e levando tudo para uma central única.

Assim, é possível abrir mais o mercado de recebíveis de cartão de crédito, dando mais poder ao varejista. É como se o Banco Central dissesse a ele “a venda é sua agora, não é mais da maquininha, não é mais de ninguém”.

Essa movimentação do Banco Central faz com que existam uma série de soluções para os recebíveis, como, por exemplo, pagar fornecedores com eles, ter novas formas de antecipação de vendas ou de crédito, usando os recebíveis como lastro para essas operações, e muito mais!

E como funcionam os tokens de recebíveis de cartão de crédito?

Os tokens de recebíveis surgem para trazer diversos benefícios, não apenas para os lojistas, mas também para os investidores. Desta maneira, o investidor aceita um produto que teria uma rentabilidade menor, mas com quase zero risco, e leva esse valor direto ao lojista, acabando com intermediários desnecessários para a transação, como bancos, FIDC, adquirentes.

Com isso, as taxas para os lojistas são reduzidas e a rentabilidade aumenta para além dos padrões do mercado. Além disso, ocorre o que chamamos de democratização dos investimentos, permitindo que mais investidores tenham acesso a produtos que, antes, seriam inacessíveis a muitos.

Os tokens de recebíveis de cartão de crédito são uma alternativa de baixo risco e com boas remunerações que podem fazer a diferença em sua carteira de investimentos, principalmente se você busca diversificá-la.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.