talkenização, podcast, criptoativos, renda fixa, investimentos

Talkenização #010: As oportunidades de renda fixa no universo cripto

calendar_month 11/01/2022

Quando pensamos em investimentos e criptoativos, logo surge na nossa cabeça a ideia de altos riscos, volatilidade e outras coisas que apenas quem possui o perfil de investidor arrojado (ou agressivo) estaria disposto a arriscar. Mas não é exatamente assim. Existem oportunidades de renda fixa no universo cripto e você precisa saber delas, caso esteja mais acostumado a esse tipo de investimento.

No episódio de hoje do Talkenização, o nosso CEO, Daniel Coquieri, recebe Michele Dantas, a nossa Product Owner, para falar mais sobre o assunto!

O que é a renda fixa?

Podemos entender como renda fixa aquele tipo de investimento que é previsível, seja ele pré-fixado (quando você já sabe o que vai ganhar ao investir) e o pós-fixado (em que você não saberá quais serão seus ganhos, mas existirão um conjunto de regras e critérios, como os indicadores de inflação ou juros, por exemplo, que irão te dar uma previsibilidade de ganhos).

A renda fixa é um investimento que é considerado mais “seguro”, uma vez que, por ser previsível, não expõe o investidor a grandes riscos (o que não significa que eles não existam, qualquer tipo de investimento está sujeito a riscos).

Entre os exemplos de investimentos em renda fixa atualmente, podemos citar o Tesouro Direto, o CDB dos bancos, a Selic, o CDI e outros.

Mas você sabia que os tokens de antecipação de recebíveis (um dos tipos de tokens disponíveis no mercado), podem se enquadrar como investimentos de renda fixa?

Por que investir em tokens como opção de renda fixa?

A tokenização permite que você faça bons investimentos sem a necessidade de muitos intermediários no meio do caminho. Pense que existem dois principais agentes, que são o dono do dinheiro e o dono do ativo, que deveriam ser os mais importantes. Mas, para que esses agentes se conectem através dos produtos de renda fixa, ainda existe, hoje em dia, uma série de pessoas, instituições e uma estrutura muito pesada por trás, seja ela regulatória ou de menos tecnologia e mais processos manuais.

Isso acaba gerando mais custos no fim do dia, uma vez que todos os envolvidos no meio do caminho entre o dono do ativo e investidor acabam cobrando pelos seus serviços, o que chamamos de spread. Assim, o produto acaba ficando mais caro, trazendo menos retorno ao investidor e custando mais para o dono do ativo acessar o capital investido.

A ideia da tokenização é reduzir o número de intermediários na cadeia que não tenham um verdadeiro valor, os substituindo por eficiência de tecnologia. Com isso, sobra mais dinheiro para ser repassado ao investidor, além de uma taxa melhor para o dono do ativo.

Essas possibilidades que estão nascendo são novas ainda e estamos construindo um novo mercado com o auxílio da tecnologia para dar destaque a quem mais precisa, que são os investidores e os donos do ativo. Esperamos que as pessoas mudem a forma como encaram a renda fixa ao longos dos próximos anos.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

Como a blockchain pode beneficiar o mercado de crédito? | Victor Yen

Victor Yen explora como a tecnologia blockchain está revolucionando o mercado de capitais, trazendo mais transparência e segurança para...

21/06/2024

Saiba mais
Ineficiências do Mercado de Capitais no Brasil, O que é Simetria e Assimetria no mercado financeiro, Quais são os principais prestadores de serviço envolvidos nos investimentos em crédito e como atuam, Como as ineficiências impactam os investidores individuais e os gestores de investimento, Quais são as principais armadilhas que os investidores devem evitar ao investir em crédito, Como a tecnologia blockchain e de tokenização pode reduzir as ineficiências no mercado de capitais

As principais ineficiências do Mercado de Capitais para os investidores

No universo dos investimentos, a análise criteriosa e a compreensão das ineficiências do mercado de capitais são fundamentais para tomar...

19/06/2024

Saiba mais
Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.