tokenização, talkenização, podcast, podcast liqi, o que é tokenização, como armazenar tokens, onde os tokens ficam arnazenados

Talkenização #007: Como os tokens ficam armazenados?

calendar_month 14/12/2021

Quando se trata da tokenização, vemos que ela é um fenômeno que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado dia após dia. Mas ainda existem diversas dúvidas sobre a tokenização e os tokens, como, por exemplo, de que forma os tokens ficam armazenados.

No episódio de hoje do Talkenizão, temos novamente o CEO e o CMO da Liqi, Daniel Coquieri e Felippe Percigo, respectivamente, em um bate papo sobre o assunto, explicando de forma simples e direta sobre o assunto!

Como funciona a custódia dos tokens?

É importante ressaltar que, apesar de diversas pessoas falarem sobre a custódia dos tokens, no fim do dia você não custodia os tokens, mas, sim, a chave privada da carteira em que eles estão contidos.

Quando essa carteira – mais conhecida como wallet – é criada na Blockchain, ela possui duas chaves: a chave pública e a privada.

Podemos entender a chave pública de uma wallet como aquela que você irá fornecer para quem for depositar os tokens na sua carteira. Já a chave privada da wallet é aquela que você precisa manter em sigilo, é como se fosse a sua senha do banco. Com ela, você pode transacionar os tokens presentes dentro da carteira.

Quando você investe em tokens através de empresas, como é o caso da Liqi, elas realizam a custódia da sua chave privada. Então, dependendo da natureza do token, é possível transferi-lo para outros ambientes.

É importante que você guarde bem essa chave privada, pois, uma vez perdida, você não terá mais como transacionar os tokens e acabará perdendo eles.

O que é uma wallet?

Como dissemos acima, as wallets são responsáveis por servir como um “meio do caminho” entre você e o seu saldo na Blockchain e esse meio de caminho é acessado com as chaves.

Caso você queira realizar a custódia dos tokens por conta própria, pode escolher alguns tipos de wallets disponíveis como as software wallets e as hardware wallets.

Software wallets

As software wallets são programas que podem ser baixados em seu computador ou smartphone ou, também, instalados como extensões nos navegadores. Elas podem até mesmo ser acessadas por meio da nuvem.

O grande diferencial desse tipo de carteira digital é a possibilidade de fazer backup. Ou seja, caso você perca seu computador ou smartphone, tem como recuperar o seu saldo e restaurar as suas chaves.

No entanto, há desvantagens: caso você tenha anotado digitalmente um dado errado da chave ou tenha perdido seu aparelho e não consiga os dados necessários para o backup, perderá para sempre o acesso à carteira. E, se você armazena os dados da sua carteira por meio da nuvem, pode acontecer de ela ficar mais suscetível ao ataque de hackers e, consequentemente, você perder tudo.

Hardware wallets

As hardwares wallets são uma opção física de carteira e se assemelham bastante a dispositivos digitais, como pen drives. Dessa maneira, você só precisa se conectar a um computador para utilizá-las, sem acessar necessariamente a internet. Isso faz com que essa alternativa seja mais segura do que as software wallets.

Quando você realiza a própria custódia dos seus tokens, sem o auxílio de uma empresa especializada, está exposto a mais riscos, que vão desde ataques de hackers até mesmo um erro bobo, como, por exemplo, anotar uma palavra errada da sua chave privada e perder para sempre o acesso à sua carteira.

Como disse Daniel Coquieri, fazer a custódia própria dos seus ativos é como se você estivesse guardando dinheiro embaixo do colchão e é o seu papel evitar que ele se molhe, que pegue fogo ou sofra algum acidente que danifique o dinheiro.

Não deixe sempre de pesquisar bastante para entender bem as melhores formas de proteger seus criptoativos. A informação é fundamental e está aí para todos!

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.