Semana da Tokenização saiba tudo o que aconteceu Liqi Felippe Percigo Daniel Coquieri Rubens Neistein João Hazim Felipe Escudeiro Erik Oioli Charles Mendlowicz

Saiba tudo o que aconteceu durante a Semana da Tokenização

calendar_month 18/05/2021

A Semana da Tokenização foi uma iniciativa da Liqi para que mais pessoas possam entender esta evolução do mercado que é a tokenização.

Durante os dias 17 e 21 de maio ocorreram 5 lives, todos os dias, com diversos convidados especiais para falar sobre os temas:

  • O que é Tokenização 
  • Como a Tokenização muda o mercado financeiro atual 
  • A segurança jurídica de um token 
  • Como a tokenização diversifica os investimentos 
  • O futuro no presente – uma oportunidade de sair na frente

Se você não estava presente ou quer relembrar o que aconteceu, preparamos este artigo com um resumo de tudo o que foi falado ao longo da Semana!

O que é Tokenização – com Rubens Neistein

Na primeira live da Semana da Tokenização, Felippe Percigo, Daniel Coquieri e Rubens Neistein conversaram sobre a nova realidade do mercado de investimentos – a tokenização.

Para começar a falar sobre o assunto, eles definiram o que é um token. Dúvida comum para aqueles que ouvem o termo pela primeira vez.

De acordo com Rubens, token é simplesmente uma representação digital de qualquer direito ou ativo

Ele fez uma comparação muito prática com uma “ficha de quermesse”. Aquela ficha é um token que te dá acesso a várias oportunidades naquele universo, como um prêmio, um ingresso ou uma refeição.

Concordando com isso, Daniel ainda ressalta a importância dos tokens quanto a sua eficiência em unir o dono do ativo e um possível investidor, sem passar por intermediários. Basta um ativo ser tokenizado para ser distribuído diretamente aos possíveis investidores.

Para que isso seja possível o Blockchain tem papel fundamental, pois adiciona o elementos de segurança, distribuição eficaz e imutabilidade das informações contidas em sua rede. Além de trazer mais transparência para todo o processo.

De forma simples, Daniel demonstrou, com exemplos, como o processo de tokenização acontece na prática, assegurando que é absolutamente seguro juridicamente e tecnologicamente.

Ele também destacou que a Liqi verticaliza toda a operação e oferece segurança ao investidor em todos os processos, apresentando todos os agentes envolvidos no primeiro token oferecido ao mercado.

Os três especialistas comentaram sobre a velocidade com que a tokenização está crescendo no mundo todo. Sobre isso, Daniel fez a seguinte comparação: 

“O mercado de tokenização é muito parecido com o mercado de criptomoedas em 2017. Investir em tokens é sair na frente, porque existe muita coisa para ser construída”

Investir em tokens é uma oportunidade vantajosa em um mercado que, embora ainda seja incipiente, cresce assustadoramente, chamando a atenção de grandes instituições como bancos tradicionais do país.

A tokenização democratiza investimentos e cria um instrumento que permite que investidores acessem ativos que não imaginariam acessar.

Por fim, respondendo a uma pergunta, Rubens e Daniel explicaram como um token pode ser valorizado. Destacaram dois pontos importantes:

  • Oferta e demanda

Na medida que o token foi procurado para investimento, é natural que ele se torne mais escasso e portanto mais valorizado.

  • Direitos do Token

Como todo token oferece direitos ao investidor, muitos deles podem distribuir dividendos ou ceder parte de uma receita futura, dependendo do token em questão. Isso garante ao investidor um retorno sobre o seu capital investido.

Quer assistir ao primeiro dia da Semana da Tokenização na íntegra? Confira a live no youtube da Liqi!

Como a Tokenização muda o mercado financeiro atual – com João Hazim e Felipe Escudeiro

A live do 2º dia da Semana da Tokenização Felippe e Daniel conversaram com convidados especiais do meio dos criptoativos: João Hazim (EscolaCripto) e Felipe Escudero (BitNada).

Foi um encontro importante para discutirmos sobre as mudanças que a Tokenização está trazendo tanto para o mercado de criptoativos quanto para o tradicional.

João percebe que a tokenização é a realização daquilo que ele esperava encontrar no movimento das ICOs em 2017. Neste período, muitas moedas foram lançadas em busca de arrecadação de capital para projetos específicos, mas isso acarretou em um problema de fraudes no mercado.

Da mesma forma, Felipe comenta que a tokenização é o amadurecimento daquilo que aconteceu há 4 anos, porque realiza de forma estruturada o desejo do mercado: participar de bons negócios.

João ainda destacou que, especialmente da parte da Liqi, uma das grandes causas desse amadurecimento é o background no mercado de criptoativos de todos os sócios da empresa.

Afinal, essa experiência permite com que pensem em todos os agentes necessários para fazer uma oferta primária de token segura para os investidores, gerando um ecossistema de confiança.

Ao falarem sobre as mudanças que a tokenização traz para o mercado como um todo, Felipe considera que a mudança não é futura, mas já está acontecendo, pois já podemos observar diversos exemplos práticos, especialmente nos Estados Unidos.

Para exemplificar o diferencial que a tokenização pode gerar no mundo dos investimentos, Daniel explicou como foi o processo de captação privada realizado pela Liqi, emitindo tokens e ofertando para investidores-chave no processo. Tudo isso de forma transparente, simples e rápida.

Como a tokenização da própria Liqi demonstrou, isso pode ser plenamente realizado por qualquer empresa que queira captar recursos. É literalmente mudar totalmente o modelo de captação tradicional e de difícil acesso que temos hoje.

Por fim, João Hazim comentou sobre os NFTs, um exemplo de tokens de ativo único, e sua importância. Para ele, os NFTs vieram para ficar

Apesar da grande irracionalidade com a qual foram abordados há pouco tempo, eles se manterão no mercado e já estão sendo negociados de modo mais maduro.

Quer conferir a live na íntegra? O vídeo está disponível no Youtube da Liqi.

A segurança jurídica do token – com Erik Oioli

No terceiro dia da Semana da Tokenização estivemos com o Erik Oioli, sócio da VBSO, parceira da Liqi no desenvolvimento da estrutura jurídica do primeiro token a ser vendido.

Além de advogado do ramo financeiro, Erik também é professor de direito bancário e começou a se aproximar da área cripto em 2017 sendo chamado para ajudar em projetos regulatórios na área da criptoeconomia.

Erik começou falando sobre os projetos de regularização na área de Tokenização, de acordo com ele: 

“Não existe uma lei específica que trate dos Tokens, mas isso não quer dizer que eles não sejam regulados ou que não estejam sujeitos a uma disciplina jurídica”

O que dita as regras para os tokens é a natureza do ativo que eles representam. Por exemplo, quando se fala de tokens de valores mobiliários (security tokens), a CVM é o órgão responsável pela regulamentação.

Ou seja, mesmo que não sejam regulados, os tokens não são ilegais, porque existe uma estrutura jurídica (o próprio código civil) que os sustenta. Além disso, não existem leis que os proíbam. E aquilo que não tem lei que proíba, é permitido.

Erik ainda destacou que uma regulação virá, mas que ela não pode ser feita às pressas, pois uma regulamentação mal feita pode inibir o mercado.

Por outro lado, de acordo com Daniel, a ausência dela também prejudica o crescimento e o amadurecimento do mercado como um todo. Dessa forma, regras são necessárias para um crescimento saudável dos negócios.

A conclusão, portanto, é que a regulamentação precisará existir e trará benefícios, desde que seja bem redigida.

Mudando o ponto de vista, agora para os investidores, a tokenização precisa de uma boa estrutura contratual que garanta os seus direitos. Algo que levou a Liqi a fechar a parceria com a VBSO.

De acordo com Erik, o processo jurídico da tokenização abrange alguns pontos importantes:

  • Se o ativo é real;
  • Quem é o dono do ativo;
  • Onde este ativo ficará custodiado;
  • Que direito o investidor terá ao adquirir os tokens;
  • Como construir relações jurídicas para que todos os direitos e deveres sejam exercidos.

Todos esses elementos precisam estar presentes em uma boa estrutura jurídica e, além disso, as cláusulas precisam ser autoaplicáveis para sanar possíveis dúvidas por parte dos investidores.

Por isso, Erik recomenda que todo investidor que pretende investir em um token, pesquise e entenda bem as informações que ele contém. Desde a parte financeira até seus direitos.

Para concluir, Erik ainda comentou o que vê para o futuro do mercado de tokenização, dizendo que a versatilidade dos tokens fará com que o mercado de capitais se afaste do modelo tradicional e parta para esse instrumento.

Com a sua experiência, ele conclui que a tokenização simplifica o processo e causará uma disrupção gradativa no modelo atual.

Você pode assistir ao terceiro dia da Semana da Tokenização na íntegra pelo YouTube

E aproveite para seguir a Liqi no Instagram e ficar por dentro do universo da tokenização!

Como a tokenização diversifica os investimentos – com Charles Mendlowicz

A quarta live da Semana da Tokenização foi com Charles Mendlowicz, mais conhecido como Economista Sincero. Ele é economista por formação, entusiasta das criptomoedas e fala sobre investimentos em geral em seu canal no Youtube.

O primeiro assunto tratado foi a importância da diversificação de investimentos

Para Charles, a diversificação protege o investidor do risco da ruína, ou seja, de perder todo o seu dinheiro por ter deixado o seu dinheiro alocado em apenas um tipo de ativo, como a bolsa de valores.

Além disso, ele destacou que a diversificação constrói conhecimento, pois catalisa a busca por informações, podendo dar a oportunidade de acesso a novos negócios promissores antes desconhecidos.

A diversificação também precisa existir para os criptoativos, já que o mundo cripto se tornou muito amplo e complexo.

Charles já mencionava a tokenização desde 2017, destacando o seu grande trunfo: trazer investimentos outrora inacessíveis para os investidores em geral

Atualmente, por exemplo, o investimento na área Agro é complicado, mas a tokenização pode facilitar absolutamente esse processo.

Para somar a isso, Daniel ainda destacou que a tokenização está apresentando ativos diferentes ao público investidor, assim como uma maneira mais vantajosa de acessar ativos já existentes, diminuindo intermediários, barateando custos e aumentando a eficiência.

A conclusão a que chegaram foi: 

“Tokenização não é necessariamente parte do mercado cripto, mas é o mercado tradicional se beneficiando da tecnologia cripto”

Para facilitar ainda mais o entendimento, liberamos um vídeo sobre o processo de tokenização construído pela Liqi. Se quiser, você pode assistir ao vídeo aqui.

Continuando a conversa, explicaram como a tokenização deve fazer parte de uma carteira, mas não necessariamente substituir algum ativo já existente em um portfólio. 

Pelo contrário, os tokens são mais uma oportunidade de aumentar o rendimento da carteira.

Por fim, foi apresentado o primeiro token oferecido pela Liqi ao mercado – o Cruzeiro Token. Investindo neste token, o investidor tem o direito de receber parte do valor recebido pelo clube por meio do Mecanismo de Solidariedade.

Assista à live completa do quarto dia da Semana da Tokenização no YouTube e entenda ainda melhor como os tokens podem diversificar sua carteira.

O futuro no presente – uma oportunidade de sair na frente

A última live da Semana da Tokenização representou um marco histórico para a Liqi como empresa, mas também para o mercado financeiro nacional.

Falamos sobre uma oportunidade para as pessoas saírem na frente com aquilo que existe de mais moderno no mercado de investimentos – a tokenização.

Para introduzir a conversa, Daniel e Felippe conversaram sobre o início de tudo. 

Falaram sobre como a Liqi se tornou uma realidade, com um time capaz e concentrado em um mesmo objetivo: transformar ativos atrativos e democratizá-los para todos os investidores interessados.

Os dois sócios da Liqi apresentaram a plataforma e todas as facilidades que ela vai apresentar para o público.

Desde o processo de cadastro até o depósito para investimentos, tudo foi pensado para gerar uma experiência fácil para o usuário.

Como notícia em primeira mão para aqueles que estavam na Live, o lançamento da plataforma será no dia 24/05/21. Um dia histórico!

Por fim, Daniel e Felippe ainda responderam perguntas sobre o primeiro token ofertado pela Liqi, o Cruzeiro Token. 

Você pode acessar essa live completa no YouTube da Liqi.

E aproveite para seguir a Liqi no Instagram e ficar por dentro do universo da tokenização!

Outros artigos

Como a blockchain pode beneficiar o mercado de crédito? | Victor Yen

Victor Yen explora como a tecnologia blockchain está revolucionando o mercado de capitais, trazendo mais transparência e segurança para...

21/06/2024

Saiba mais
Ineficiências do Mercado de Capitais no Brasil, O que é Simetria e Assimetria no mercado financeiro, Quais são os principais prestadores de serviço envolvidos nos investimentos em crédito e como atuam, Como as ineficiências impactam os investidores individuais e os gestores de investimento, Quais são as principais armadilhas que os investidores devem evitar ao investir em crédito, Como a tecnologia blockchain e de tokenização pode reduzir as ineficiências no mercado de capitais

As principais ineficiências do Mercado de Capitais para os investidores

No universo dos investimentos, a análise criteriosa e a compreensão das ineficiências do mercado de capitais são fundamentais para tomar...

19/06/2024

Saiba mais
Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.