Rolante: como funciona a cidade que mais aceita Bitcoin no mundo?

Rolante: como funciona a cidade brasileira que mais aceita Bitcoin no mundo?

calendar_month 26/07/2023

Rolante é uma cidade no Rio Grande do Sul com 21 mil habitantes, uma cidade pequena a 100 quilômetros de Porto Alegre, na qual Camilla e Ricardo decidiram morar e, depois, transformar num símbolo de pagamentos via Bitcoin com o projeto “Bitcoin é aqui”!

Por entenderem que Rolante é uma cidade que sempre teve vocação para o turismo, mas não obtinha muita atenção nacional e internacional, Ricardo pensou que o Bitcoin seria um meio de chamar a atenção para a região.

Uma ferragem foi o primeiro estabelecimento a passar a aceitar a moeda digital como meio de pagamento, depois de uma palestra em 15 de março de 2023 que explicou como o BTC não é ilegal no Brasil, algo que muitas pessoas desconheciam.

Em um mês, 50 pontos passaram a aceitar o Bitcoin como ponto de pagamento, fazendo com que Rolante se tornasse a cidade mais bitconizada do Brasil e, hoje, são mais de 140 pontos. 

Ricardo vê como o estigma sobre a criptomoeda foi completamente retirado na cidade. Se no começo ele praticamente precisava cochichar para falar de seu projeto, hoje a maior parte dos estabelecimentos coloca um grande “B” na vitrine para mostrar a adesão ao projeto.

Camilla também comenta que o projeto tem um tom educacional muito maior do que de fato apenas criar espaços para pagamento via BTC, foi necessário que as pessoas entendessem a moeda, suas vantagens e modos de usar.

Para que tudo isso se tornasse realidade foi importante existir a Lightning Network, que facilita as transações de BTC, e com a carteira pessoal de cada comprador, basta ler um QR code e realizar o pagamento

Nos próprios aplicativos não se utiliza o Bitcoin como unidade de conta, o valor colocado pelo usuário é em reais e a interface mostra a cotação e a equivalência em quantidade da moeda que será usada para o pagamento.

Camilla e Ricardo fazem questão de explicar todos os recursos possíveis para que os usuários possam tomar suas próprias decisões e gerenciar suas criptomoedas, seu patrimônio e seus pagamentos da maneira que fizer mais sentido para eles.

Inclusive, mais uma vez devido à Lightning Network, foi importante esclarecer aos donos de negócios como eles podem converter em reais novamente os pagamentos que recebem e como administrar o que ficará em patrimônio cripto e em fiat.

Existe uma grande variedade de negócios que aceitam o Bitcoin como pagamento: mercado, farmácia, ferragem, imobiliária, loja de construções, lojas de mobílias, hospitais e até o cartório. É praticamente possível viver utilizando apenas a moeda digital, já que quase 30% dos estabelecimentos aceitam.

A melhor parte é que o projeto “Bitcoin é aqui” demonstra aos empreendedores que é possível aceitar esse meio de pagamento e se manter dentro das regulamentações do país e da Receita Federal.

A cidade hoje está batendo de frente com um país inteiro, a Polônia, em relação a pontos que aceitam a criptomoeda para pagamentos e trocas por produtos.

Ricardo enfatiza também como a ideia é promover o uso, assim como foi pensado por Satoshi Nakamoto durante a criação do Bitcoin. E indica que é necessário manter suas reservas de BTC enquanto hold, mas que é possível utilizar o dinheiro que já seria gasto no cotidiano, aquele saldo em conta.

A internacionalização também é um dos grandes benefícios do projeto, já que torna possível que estrangeiros não precisem converter suas moedas em reais para usar serviços e adquirir produtos. 

É como se você viajasse para um outro país e não precisasse voltar cheio de notas que não valem nada, que precisam ser trocadas em pontos específicos e só viram um papel inútil até que você converta para a sua moeda.

Vale a pena ao menos testar realizar um pagamento por meio de Bitcoin, porque o que hoje é novidade, amanhã deve estar disponível em todos os lugares. É mais uma chance de sair na frente para quem já entendeu o conceito da principal criptomoeda do mundo!

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets/

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets/

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

O que é Liqi Tokens; O que faz sentido tokenizar; Quais as oportunidades dos TIDCs; Quais são as vantagens de tokenizar; Quem pode tokenizar e para quais empresas faz sentido; Como funciona o passo a passo da tokenização; Qual o futuro da tokenização

Liqi Tokens: quem pode tokenizar, o que pode ser tokenizado e como funciona?

O produto Liqi Tokens permite a tokenização de ativos e produtos financeiros e abre novas oportunidades de captação e antecipação para...

28/02/2024

Saiba mais

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.