tokens, tokenização, o que são tokens, token, empresas que tokenizam

Quais empresas podem criar seus Tokens?

calendar_month 02/09/2021

A tokenização vem ganhando cada vez mais espaço e não apenas no mercado financeiro. Diversas empresas já criam seus tokens visando um futuro bastante promissor pela frente.

Quer saber mais? Continue lendo o artigo e descubra quais empresas podem criar seus tokens!

O que é Tokenização?

Podemos definir um token como a representação digital de um ativo real. O ativo pode ser qualquer recurso que, diante de uma negociação, tenha um valor econômico, seja ele tangível (como móveis, imóveis, maquinários ou equipamentos) ou intangível (como direitos autorais, um empréstimo, marcas registradas, títulos e ações).

A tokenização é o nome dado a esse processo, que acontece dentro da Blockchain. O processo permite que os tokens sejam negociados entre pessoas de qualquer lugar do mundo com facilidade e extrema segurança.

Em muitos casos, as remunerações dos tokens variam dependendo da valorização do ativo, mas elas podem ser pré-definidas ou funcionar de outras formas. Os retornos são sempre relativos ao tipo de ativo.

Esse processo é muito utilizado para viabilizar investimentos, já que praticamente qualquer tipo de bem (tangível ou intangível) pode ser tokenizado. Desta forma, praticamente qualquer empresa pode criar seus tokens!

A tokenização de ativos apresenta diversas vantagens. Hoje, empresas dos mais variados segmentos já utilizam esse processo para diferentes finalidades. Confira alguns exemplos!

Área da saúde

A segurança que a tokenização garante às informações tem contribuído cada vez mais para que empresas do setor de saúde. Elas utilizam o processo para oferecer um atendimento ainda melhor aos seus clientes. 

Atualmente, operadoras de planos de saúde estão utilizando os tokens para confirmar consultas e exames, evitando, assim, problemas com fraudes

Além disso, em um futuro não muito distante, a tokenização permitirá que o histórico clínico dos pacientes seja sempre atualizado e possa ser acessado em atendimentos de qualquer lugar do mundo, graças à Blockchain.

Agronegócio

A tokenização de ativos acontece dentro da Blockchain. Para o setor do agronegócio, essa tecnologia apresenta uma série de vantagens e oportunidades

Uma delas é a possibilidade de tokenizar os direitos de uma safra de vegetais ou de grãos e, até mesmo, a produção de um rebanho.

A tokenização também permite que negócios do ramo da pecuária e agricultura consigam rastrear toda a sua cadeia produtiva, tendo maior controle, segurança e eficiência sobre os seus processos.

Mercado esportivo

O mercado esportivo faz parte dos setores que tokenizam e é um dos que mais tem tirado ótimo proveito disso. 

Alguns clubes de futebol já usaram de tokens para captar investimentos de maneira muito mais rápida e oferecer retornos para os investidores (que são muitas vezes torcedores).

O time de futebol Legia de Varsóvia, que detém o recorde de maior número de vitórias da liga Polonesa, lançará um token chamado $LEG, por exemplo.

Este token concederá o direito a voto em várias decisões do clube e os detentores do token poderão participar de jogos, competições e experiências exclusivas.

Além disso, pudemos observar que os tokens também já estão sendo usados como parte do pagamento na contratação de jogadores, como ocorreu com o craque Lionel Messi ao assinar com o Paris Saint-Germain.

Logística

O ramo da logística costuma envolver muitas etapas e empresas em seus processos. Sendo assim, algo que poderia ser burocrático e estar suscetível a uma série de problemas se torna muito mais seguro e eficiente com a utilização da Blockchain.

Por meio dela, é possível unificar o sistema de rastreamento em apenas uma rede. Além disso, as empresas que participam do processo de entregas conseguem buscar todo tipo de informação tokenizada em uma única fonte e decidir questões importantes, como carga, rota e preço do frete.

Tudo isso por meio de um consenso, que é registrado e validado pelos Smart Contracts.

Participação em empresas

Os tokens que representam a participação em empresas são os Equity Tokens.

Podemos entender os Equity Tokens como uma espécie de ativos tradicionais de ações, que representam uma participação em determinadas empresas subjacentes. Com esse tipo de tokens, você tem direito a parte dos lucros e direito de votos no momento de decisão do futuro da empresa.

A diferença entre os Equity Tokens e as ações tradicionais reside no fato de que as ações são registradas em um banco de dados junto a um certificado de papel, mesmo que digitalizado. Já os tokens ficam registrados na Blockchain.

Apesar de possuir um futuro ainda mais promissor, é inegável que a tokenização já é uma realidade no Brasil e no mundo, ainda mais com os exemplos que demos.

Quer acompanhar o desenvolvimento do universo da tokenização no Brasil? Confira o perfil da Liqi no Instagram

Outros artigos

Como a blockchain pode beneficiar o mercado de crédito? | Victor Yen

Victor Yen explora como a tecnologia blockchain está revolucionando o mercado de capitais, trazendo mais transparência e segurança para...

21/06/2024

Saiba mais
Ineficiências do Mercado de Capitais no Brasil, O que é Simetria e Assimetria no mercado financeiro, Quais são os principais prestadores de serviço envolvidos nos investimentos em crédito e como atuam, Como as ineficiências impactam os investidores individuais e os gestores de investimento, Quais são as principais armadilhas que os investidores devem evitar ao investir em crédito, Como a tecnologia blockchain e de tokenização pode reduzir as ineficiências no mercado de capitais

As principais ineficiências do Mercado de Capitais para os investidores

No universo dos investimentos, a análise criteriosa e a compreensão das ineficiências do mercado de capitais são fundamentais para tomar...

19/06/2024

Saiba mais
Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.