qual o meu perfil de investidor, como saber meu perfil de investidor, investimentos, criptoativos

Perfil de investidor: saiba o que é e como descobrir o seu!

calendar_month 12/10/2021

Quando falamos de investimentos, é preciso desmistificar que, para que você possa realizar bons investimentos, é necessário ter um grande patrimônio, um negócio multimilionário, ganhar na loteria ou ter uma herança. Dentro das possibilidades de cada perfil de investidor, todos podem fazer parte do mundo dos investimentos.

Neste artigo, iremos falar mais sobre o que é o perfil de investidor e como descobrir o seu. Boa leitura!

O que é o perfil de investidor?

Todo mundo que pensa em investir precisa saber o seu perfil antes de sair colocando seu dinheiro em investimentos errados. Para isso, existe o perfil do investidor.

Através de uma análise que junta objetivos, necessidades, prioridades e tolerância a riscos do investidor, serão traçados três tipos de perfis de investidor: conservador, moderado ou arrojado (também chamado de agressivo).

O processo de identificação e análise do perfil de investidor também pode ser chamado de suitability, que é o termo utilizado em inglês. Ele é calculado através de questionários em que a pessoa que quer investir precisa responder quais são as suas prioridades, prazos e sua relação com perdas nos investimentos.

É fundamental que você realize o suitability se estiver dando os primeiros passos no mundo dos investimentos. Assim, será possível entender os seus limites no momento de alocar seus ativos.

Com as informações presentes no perfil de investidor, fica bem mais fácil para o investidor traçar quais as melhores estratégias que serão utilizadas no momento realizar investimentos e encontrar produtos que sejam mais adequados ao seu perfil.

Quais são os tipos de perfil de investidor?

Como dissemos acima, existem três principais tipos de perfil de investidor, com suas características individuais. Vamos falar mais sobre eles abaixo.

Conservador

O investidor conservador é aquele que abre mão de ir em busca de maiores rentabilidades, uma vez que, como o próprio nome sugere, prioriza a segurança em seus investimentos, tendo tolerância extremamente baixa a riscos.

Esse tipo de perfil de investidor normalmente tem maior necessidade de preservar seu patrimônio e a liquidez. Por conta disso, eles investem, mais comumente, em ativos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, por exemplo. 

Moderado

Como diz o nome, o perfil de investidor moderado é associado àqueles que aceitam um pouco mais de risco para que possam atingir uma rentabilidade maior. Ele também poderá realizar investimentos conservadores, como a renda fixa, mas, como tem disposição para arriscar mais, pode investir também em produtos de renda variável, como ações e fundos imobiliários.

Arrojado (ou agressivo)

Seguindo a lógica de que o investidor conservador não assume riscos e o moderado está mais aberto, podemos entender como o perfil de investidor arrojado (também conhecido como agressivo) aquele que, por estar em busca de retornos ainda mais altos, abre mão de parte da segurança.

Assim, o investidor arrojado investe um percentual maior da sua carteira em investimentos mais arriscados. Entre as opções mais comuns, podemos citar as ações. Entretanto, existem outros tipos de investimentos que podem trazer grande retorno, mas apresentarem riscos igualmente grandes.

Quais as vantagens de realizar investimentos?

Quando você consegue poupar dinheiro e investi-lo, torna cada vez mais real a possibilidade de realizar seus sonhos e objetivos no futuro, desde que mantenha os hábitos e realize investimentos adequados. Além disso, com uma quantia de dinheiro bem investida, você pode ter uma tranquilidade financeira maior.

Com o surgimento dos criptoativos, as formas de realizar investimentos se tornaram bem mais amplas e democráticas!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização, dos criptoativos e investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

O que é Liqi Tokens; O que faz sentido tokenizar; Quais as oportunidades dos TIDCs; Quais são as vantagens de tokenizar; Quem pode tokenizar e para quais empresas faz sentido; Como funciona o passo a passo da tokenização; Qual o futuro da tokenização

Liqi Tokens: quem pode tokenizar, o que pode ser tokenizado e como funciona?

O produto Liqi Tokens permite a tokenização de ativos e produtos financeiros e abre novas oportunidades de captação e antecipação para...

28/02/2024

Saiba mais

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.