o que é mineração de criptomoedas, como funciona a mineração de criptomoedas, criptoativos, criptomoedas

Mineração de criptomoedas: entenda o que é e como funciona!

calendar_month 28/10/2021

A mineração de criptomoedas é uma atividade bastante comum para muitos daqueles que já participam ativamente da nova forma de fazer negócios e investimentos com criptoativos.

Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre a mineração de criptomoedas, então viemos falar sobre o assunto de forma que você possa entender mais sobre o que é e como funciona essa atividade.

Boa leitura!

O que são as criptomoedas?

Explicando de forma simplificada, as criptomoedas são uma espécie de dinheiro, como outras moedas presentes no nosso dia a dia. A diferença é que elas são totalmente digitais e não são emitidas por qualquer tipo de governo, como o dólar, o real ou o euro, por exemplo.

As criptomoedas são vistas por muitas pessoas como uma revolução na forma de realizar transações, da mesma forma que os e-mails revolucionaram a maneira do ser humano de se comunicar à distância de forma rápida e imediata.

A Bitcoin foi a pioneira e é uma das criptomoedas mais populares existentes, mas existem diversas outras criptomoedas disponíveis no mercado.

Com elas, é possível transferir fundos de A para B em qualquer lugar do mundo sem a necessidade de uma terceira parte para auxiliar no processo.

As três principais funções das criptomoedas são:

  • servir como meio de troca, facilitando transações comerciais;
  • funcionar como reserva de valor, com o objetivo de preservar o poder de compra do proprietário no futuro;
  • ser utilizada como unidade de conta, quando cálculos econômicos e produtos são precificados em função dela.

De acordo com especialistas, as criptomoedas ainda não adquiriram o status de unidade de conta. Isso ocorre por conta da grande volatilidade dos preços delas, por enquanto.

Como funciona a mineração de criptomoedas?

Para que seja possível entender como funciona a mineração de criptomoedas, é preciso entender mais sobre o que elas são. As criptomoedas representam códigos complexos que não podem ser alterados. Além disso, as transações realizadas com elas são protegidas pela criptografia.

Desta forma, não existe qualquer autoridade central que acompanha as transações das criptomoedas. Assim, elas precisam ser registradas e validadas uma a uma por pessoas, que utilizam seus computadores para gravá-las na Blockchain.

Cada nova transação – uma transferência entre duas pessoas, por exemplo – é verificada contra a Blockchain, para garantir que as mesmas criptomoedas não tenham sido previamente utilizadas

As pessoas que registram as transações são os mineradores. Eles oferecem a capacidade de processamento dos seus computadores para registrar e verificar as operações feitas com criptomoedas. Como “forma de pagamento”, os mineradores são remunerados com novas unidades delas.

Novas criptomoedas são criadas conforme os milhares de computadores que formam a rede de mineração conseguem solucionar problemas matemáticos complexos, que são necessários para a verificação da validade das transações na Blockchain.

Agora que você entende mais sobre o conceito da mineração de criptomoedas, que tal começar a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos?

Quer saber mais sobre o universo da mineração das criptomoedas e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.