Diferenças entre DLT e Blockchain com Tatiana Revorado podcast Talkenização

Quais as diferenças entre DLT e Blockchain? | com Tatiana Revoredo

calendar_month 17/11/2023

Tatiana Revoredo (especialista em blockchain pela Oxford e MIT) explica a diferença entre blockchain e DLT, como funcionam, quais as vantagens e desvantagens da (des)centralização, a rede por trás do Drex (Real Digital) e possíveis casos de uso no Brasil.

Tudo isso e muito mais no Talkenização, o podcast da Liqi. Confira o episódio no Youtube e o texto completo com as colocações de Tatiana logo abaixo!

Quais as principais diferenças entre DLT e Blockchain?

As DLTs surgiram inicialmente como um termo genérico para o registro das transações, isso porque o tipo distribuído já existia, só não possuía a prova de consenso.

A blockchain não possui uma autoridade validando as transações, já as DLTs possuem, porque são utilizadas geralmente na indústria de maneira que não é necessária os cálculos matemáticos de validação. A blockchain é descentralizada, enquanto a DLT é centralizada.

Na verdade, não é melhor ou pior usar uma blockchain pública ou privada, tudo depende do caso de uso. Para meios em que a segurança e a regulamentação são imperativos, a centralidade é fundamental.

Infraestrutura DLT sendo utilizada pelo Banco Central no Drex

O Drex (Real Digital), por ser o oposto de uma criptomoeda, utiliza uma DLT como infraestrutura para o mercado financeiro com possibilidades de assegurar investidores e empresas. Por outro lado, vem levantando diversos debates sobre privacidade.

Existem múltiplas possibilidades de casos de uso para DLTs e blockchains, como para o MEC ou o Carrefour no Brasil ou o que está ocorrendo no Porto de Gênova. Além disso, existem grandes diferenças na relação com as criptomoedas e os tokens. Vale a pena conferir o episódio completo com a visão da Tatiana Revoredo sobre todos esses aspectos!

Você pode ouvir todos os episódios do Talkenização na sua plataforma de streaming preferida.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto? Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqibr

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter: https://www.liqi.com.br/newsletter

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br

Outros artigos

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.