quais são para decidir se irá custodiar seus criptos por conta própria ou através de exchanges!

Vantagens e desvantagens de custodiar seus criptoativos por conta própria!

calendar_month 25/11/2022

Quando se trata de custodiar seus criptoativos, você pode tanto optar pela custódia por conta própria quanto escolher corretoras que cuidem dessa parte para você. Em ambos os casos, existem vantagens e desvantagens.

Continue lendo o artigo e descubra quais são para decidir se irá custodiar seus criptos por conta própria ou através de exchanges!

O que significa custodiar seus criptoativos por conta própria?

Basicamente, como falamos acima, existem duas possibilidades para você armazenar seus criptoativos: através da auto custódia ou da custódia por terceiros. Na segunda opção, você pode contar com a confiança de uma empresa – como é o caso da Liqi – para armazenar seus criptoativos.

No caso da auto custódia, como o próprio nome diz, é você mesmo que assumirá o cuidado pelos seus criptos, gerenciado a sua chave privada. Podemos dizer que você é seu próprio banco.

Lembrando que, se optar pela auto custódia, você será o único responsável pelo armazenamento adequado de suas criptomoedas e a guarda das suas chaves privadas. Se ocorrer de perdê-las, não tem como recuperá-las. Por isso é importante pensar bem se não vale a pena contar com o auxílio das exchanges.

Como escolher entre a auto custódia e as exchanges?

Escolher entre as duas opções se resume a dois critérios, basicamente: confiança e ataques.

Falando de confiança, você precisa ter em mente se está disposto a colocar nas mãos das exchanges seus criptoativos ou confia que sabe fazer um trabalho melhor e realizar a auto custódia?

Agora, pelo viés dos ataques, você precisa pensar: do que está tentando se proteger ao optar pela auto custódia? Quais seus medos?

Ao mesmo tempo que as exchanges são um alvo mais fácil para cibercriminosos, além de estarem submetidas a mais regras do governo – até mesmo confiscos – que quem faz a auto custódia, este outro método está mais sujeito a erros, invasões e muito mais.

Vantagens e desvantagens da auto custódia

A principal vantagem da auto custódia é que você tem o controle total de todos os seus criptoativos. Ninguém pode tirá-las de você se elas estiverem armazenadas em uma wallet. Além disso, você é livre para fazer o que quiser com elas e movimentá-las a qualquer momento.

Como falamos anteriormente, a auto custódia também protege os detentores de criptoativos de confiscos do governo e ataques cibernéticos.

Entretanto, como principal desvantagem, você não conta com qualquer suporte ou auxílio caso ocorra algum erro ou não consiga armazenar de forma correta. Você pode até mesmo perder todas as suas criptos caso faça algo errado.

Hot wallet ou hard wallet?

A diferença entre esses dois tipos de wallets é que uma hot wallet está conectada à internet e uma hard wallet não. As primeiras estão mais sujeitas a ciberataques, por isso, caso você realize a auto custódia, é recomendado armazenar nas hot wallets apenas as criptos que serão necessárias para o dia. As outras devem estar em uma hard wallet.

Afinal de contas, qual a melhor escolha a ser feita?

Não existe resposta correta para isso. Tudo vai depender do que você busca e se tem a capacidade para realizar a auto custódia de forma correta.

Sempre falamos que a principal característica das criptomoedas é a resistência à censura: nenhum governo tem o controle sobre ela e ninguém pode censurar suas transações.

O lado negativo de cuidar das suas transações é que, se você errar em algum momento, alguém conseguir invadir sua carteira, encontrar uma falha na segurança cibernética de seu dispositivo ou se você perder suas chaves, não há ninguém que possa te ajudar a recuperar criptos. Um único erro pode ser fatal para o seu patrimônio.

Auto custodiar criptomoedas possui riscos, exige conscientização e um bom conhecimento do mercado e como ele se movimenta, além do entendimento de como operar criptoativos de forma segura e correta. Você está pronto para isso?

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

Como funcionam as DLTs e Blockchain? | Tatiana Revoredo

Tatiana Revoredo explica quais as principais diferenças entre as blockchain públicas e as blockchains privadas (conhecidas como DLTs). Segundo...

07/06/2024

Saiba mais
O que é uma securitizadora e qual o seu papel no mercado financeiro, O que é securitização, Que tipos de ativos podem ser securitizados, como CRA, CRI, Debênture e Certificado de Recebíveis, Quais são os principais pilares da securitização, Qual é o processo de securitização, Por que investir em títulos securitizados e Quais são as tendências para o futuro da securitização com o uso de blockchain e tokenização.

O que é securitização, o que fazem as securitizadoras e qual sua importância para o mercado financeiro?

A securitização é um processo financeiro complexo, mas essencial no mundo moderno dos investimentos e finanças. Vamos descomplicar o tema e...

05/06/2024

Saiba mais
Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.