O que é TIDC e quais as vantagens?

calendar_month 04/08/2023

Leonardo de Geus (Group Product Manager na Liqi) explica o que é o TIDC (Token de Investimento em Direito Creditório), uma evolução via blockchain das estruturas conhecidas como FIDCs.

O FIDC (Fundo de Investimento em Direito Creditório) já é um produto bastante consolidado no mercado de capitais brasileiro, já que ele possui uma regulamentação específica que normatiza as suas operações e um ecossistema bancário robusto que estrutura este fluxo financeiro.

No entanto, com o surgimento da blockchain as regras do jogo mudaram, já que as pessoas que trabalham com esta nova tecnologia perceberam a possibilidade de aplicar conceitos da blockchain neste mercado de capitais, especialmente na estrutura dos FIDCs. Assim, esse produto deixa de ser um fundo de investimento em direito creditório para se tornar um token de investimento em direito creditório.

Este movimento consiste em pegar esta estrutura que está consolidada hoje no mercado de capitais e inserir na blockchain, fazendo com que os smart contracts e suas demais ferramentas trabalhem em prol deste vasto mercado que, hoje, movimenta mais de 300 bilhões de reais.

A estrutura dos FIDCs hoje no Brasil é extremamente onerosa, já que estes fundos precisam de um conjunto heterogêneo de agentes para se manter em pé. Cada um deles tem uma missão a cumprir dentro do FIDC.

Com a inserção da blockchain neste processo, alguns destes papéis poderiam ser automatizados, tornando-o muito mais escalável, eficiente e transparente. O custo para manter um TIDC é também drasticamente reduzido, já que a precificação das funções exercidas pelos agentes muda no processo de automatizar as diversas etapas do processo.

Confira o episódio completo para entender mais sobre as transformações que a blockchain está trazendo para o mercado de capitais clicando aqui.

Todos os Cortes e episódios do Talkenização estão disponíveis na aba podcast aqui do Descompliqi

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets/

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets/

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter: https://www.liqi.com.br/newsletter

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

O que é Liqi Tokens; O que faz sentido tokenizar; Quais as oportunidades dos TIDCs; Quais são as vantagens de tokenizar; Quem pode tokenizar e para quais empresas faz sentido; Como funciona o passo a passo da tokenização; Qual o futuro da tokenização

Liqi Tokens: quem pode tokenizar, o que pode ser tokenizado e como funciona?

O produto Liqi Tokens permite a tokenização de ativos e produtos financeiros e abre novas oportunidades de captação e antecipação para...

28/02/2024

Saiba mais

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.