Como funciona a antecipação de recebíveis de cartão de crédito? | Flávio Altimari

calendar_month 24/02/2023

Neste episódio do Corte Talkenização, Flávio Altimari, diretor executivo da PagCartão, nos fala um pouco mais sobre o mercado de recebíveis de cartão de crédito, um setor do ecossistema financeiro que movimenta quase R$ 4 trilhões por ano.

Quando realizamos uma compra parcelada no cartão de crédito, o varejista só irá receber este valor em sua totalidade meses depois da transação, a depender do número de parcelas feitas. Assim, apesar de a compra já estar realizada, o dinheiro não fica instantaneamente nas mãos do lojista, abrindo um mercado de futuros recebimentos destes cartões de crédito. Antigamente, estes recebíveis ficavam restritos aos donos das máquinas de cartão que realizavam tais transações. Estas máquinas, por sua vez, estavam nas mãos de poucos bancos, o que travava este mercado e o impedia de crescer e se diversificar.

No entanto, a partir de 2019, o Banco Central mudou as regras do jogo, passando a conceder os direitos desse recebível ao próprio varejista que realizou a venda, fazendo com que este pudesse escolher de que forma administrar o valor a ser recebido.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets/

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets/

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter: https://www.liqi.com.br/newsletter

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na...

23/02/2024

Saiba mais
O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.