Web 3.0, 2.0, 1.0: quais são as diferenças na evolução da web? | Rafaela Romano

calendar_month 18/08/2022

Rafaela Romano, antropóloga, escritora e super especialista do mercado, fala mais sobre as diferenças entre a Web 1.0, 2.0 e 3.0!

Podemos definir a Web 1.0 como a “primeira geração” da internet, com alcance mundial. Como ainda era algo novo a ser descoberto, os sites apresentavam layouts estáticos e tinham o principal objetivo de informar o internauta, sendo ele apenas passivo, sem poder interagir com o conteúdo.

Já a Web 2.0 é a internet que conhecemos e usamos até hoje. O grande destaque com relação à Web 1.0 é o fato que, com ela, existem mais conteúdos produzidos pelos usuários, que saíram da posição passiva de consumidores. Além disso, foi possível observar uma utilização para além da busca por informações, com a interação em redes sociais e a possibilidade de realizar compras sem sair de casa, por exemplo.

O grande objetivo da Web 3.0, se comparada com as anteriores, é o de dar aos usuários mais poder e controle sobre o conteúdo digital produzido com o auxílio de uma infraestrutura descentralizada e sem a necessidade de transações e permissões de uma só autoridade central. Ainda mais, com a tecnologia Blockchain, novas formas de interações econômicas são possibilitadas.

Além disso, já estão falando sobre a Web 4.0 e quais seriam suas diretrizes e melhorias em relação às versões anteriores.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets/

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets/

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter: https://www.liqi.com.br/newsletter

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

Diferença entre meio de pagamento e meio de cobrança: o que todo empresário e investidor precisa saber

No universo das transações financeiras, os termos meio de pagamento e meio de cobrança aparecem com frequência e, muitas vezes, são confundidos...

25/08/2025

Saiba mais
Bárbara Elis (Consultora Sênior de Supply Chain) apresenta como a tecnologia blockchain pode revolucionar a rastreabilidade, a transparência e a eficiência nas cadeias de suprimentos. Ela explica de que forma contratos inteligentes, registros imutáveis e integrações tecnológicas contribuem para resolver problemas críticos de logística, compliance e sustentabilidade, transformando informações em ativos estratégicos para empresas.

Blockchain e supply chain: rastreabilidade, inovação e eficiência | com Bárbara Elis

Quando falamos em cadeia de suprimentos, estamos nos referindo a um conjunto de empresas interligadas, responsáveis por levar um produto desde a...

20/08/2025

Saiba mais

Edição 100 do CortesTalkenização: os caminhos da tokenização no mercado financeiro | Daniel Coquieri

Chegar à edição 100 do Cortes do Talkenização é motivo de celebração.  Foram dezenas de conversas que ajudaram a descomplicar conceitos,...

19/08/2025

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.